domingo, 4 de janeiro de 2015

Sobre etapas pós match, documentos e burocracia (parte 3)


Hello everyone!!!

Bom... acho que a fase 2 foi uma das mais estressantes pra mim por conta do Health form que eu estava tendo dificuldade de encontrar um médico que preenchesse.
Enquanto isso, eu conversei com as agentes e, como eu era pre-match, fomos logo adiantado uma parte da fase 3.

A fase 3 é a fase das entrevistas via skype com as agentes! Na HBN, são feitas no mínimo três entrevistas: uma em português e outra em inglês com as agentes da HBN Brazil e uma em Inglês com uma agente da HBN na Holanda. 

Mesmo eu já tendo family, as meninas fizeram questão da entrevista. Afinal de contas, a agência tem que certificar de que está mandando alguém que está de fato preparado para a experiência. E perceber o jeito da pessoa é muito mais fácil via uma conversa no skype do que apenas lendo o application. 

No dia 28/11 fiz as duas entrevistas: Primeiro em Inglês com a Flávia e logo em seguida em Português com a Nadja. As meninas foram super simpáticas e fizeram perguntas que não fugiam daquelas que estavam no application escrito. Perguntaram como tinha sido meu processo de match com a family (já que foi feito fora da agência), minhas motivações para o programa, minha experiência prévia no exterior, minhas expectativas, o que tornaria meu ano maravilhoso e o que tipo de situação poderia fazer eu me arrepender de ter optado pelo intercâmbio como au pair. Basicamente as perguntas foram essas. O skype em Inglês durou cerca de uma hora e o em português uns 40 minutos.

Esse momento do skype é bastante importante, pois as agentes vão verificar melhor nossa personalidade, como nos portamos, podem ter uma ideia melhor do nosso jeito de uma forma geral. Além disso, vão analisar nossa desenvoltura no Inglês, que é a língua exigida para o programa.

Caso as agentes verifiquem algum problema na entrevista, elas podem te "reprovar". Isso acontece principalmente na entrevista em Inglês, pois algumas meninas travam, não conseguem entender as perguntas corretamente ou se expressar bem nas respostas. Se for esse o caso, vão pedir que você melhore e fazer uma nova entrevista posteriormente.

Algumas dicas para as entrevistas via skype são (vale pras entrevistas com as families também, hein!):
  • Escolha um cômodo com uma boa iluminação e que seja silencioso: assim as agentes vão conseguir te ver e ouvir bem, você vai poder conversar com tranquilidade e sem interrupções. Nada de bagunça aparecendo, peloamordedeus;
  • Seja pontual. Se por uma acaso for se atrasar, avise por email;
  • Dê uma lida novamente no seu application: 99,9% das perguntas serão tiradas de lá. Mas nada de tentar deixar respostas prontas nem decorebas, pois isso provavelmente mais vai atrapalhar do que ajudar. No máximo faça uma lista de tópicos que você não quer esquecer de abordar;
  • Vista-se adequadamente: não precisa ser uma roupa formal, mas nada com mega decotes ou algo do tipo. Não exagere nos acessórios... brincos e colares muito grandes, pulseiras fazendo barulho etc roubam a atenção de você. Ah! Make pesada também não;
  • Leve um copo de água: Os skypes devem durar no mínimo meia hora e você vai precisar se hidratar. Eu fico com a boca seca e bastante sede quando estou falando muito, então é legal deixar o copo de água já por perto. Dessa forma você não precisa interromper a conversa pra ir buscar, nem ficar morrendo de sede porque não levou o copo antes e tá com vergonha de pedir pra parar o skype pra ir pegar! Além disso, ele é um ótimo artifício a ser usado se você precisar de um tempinho pra pensar! Fizeram pergunta "difícil"? Pega o copo e toma uns goles enquanto pensa hahaha;
  • Se você estiver insegura quanto ao seu Inglês, acho interessante treinar com alguém antes! Inclusive me coloco a disposição para fazer skype com alguém que esteja nessa situação e queira praticar (:
Apenas após ser aprovada na entrevista com as agentes brasileiras é que as mesmas vão escrever uma espécie de perfil sobre você e enviar para as agentes na Holanda. Em seguida, uma agente Holandesa entra em contato para marcar o skype com você.

Fiz o skype com a agente Holandesa no dia 08/12 e foi bem rápido e objetivo, não durou nem meia hora! Também foi bem tranquilo, perguntas padrão, nenhuma surpresa!

No processo "normal", apenas depois dessas entrevistas é que a candidata fica disponível para as famílias. As agentes, conhecendo o perfil da au pair e da family, bem como as necessidades de cada uma, enviam para as families os perfis das au pairs que se encaixam melhor com elas. A partir daí, as families vão entrar em contato com as au pairs que gostarem!

Como eu já tinha match, pulei essa etapa (que seria a fase 4 - a espera pelo match) e fui direto pra fase 5 que é o pedido de visto.

Antes mesmo do skype com a agente da HBN NL, no dia 03/12 eu finalmente consegui enviar o Health form preenchido e também já efetuei o pagamento da taxa de 300 euros referente ao visto. Imaginei que logo após o skype a agência já poderia dar entrada no pedido do visto MVV. Entretanto a Marta (agente HBN NL) me informou que a minha family ainda não tinha enviado todos os documentos necessários. Apenas quando enviassem essa documentação completa é que ela poderia dar entrada no pedido.

~~Momento de apreensão~~ Mas não havia nada que eu pudesse fazer. Eu já tinha enviado tudo que havia sido pedido a mim, então agora teria que aguardar os hosts finalizarem os docs deles.

Ô espera agoniante! Mas esse perrengue fica pra outro post.

kusjes (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário