sábado, 3 de janeiro de 2015

A busca pela host family

Depois de decidir que iria pra Holanda, meu único medo agora era a demora pelo match... A procura do programa por au pairs tinha aumentado bastante, enquanto que o número de famílias disponíveis continuava na mesma média. Além do disso, é muuuito mais barato e rápido para as families escolherem au pairs que sejam da União Européia, pois elas não precisam de visto, o que dificulta mais ainda para nós brasileiras. Vi vários relatos de meninas que demoraram meses para achar uma family e eu definitivamente não tinha tempo pra perder!!! Queria embarcar no máximo em março, e já era setembro!!!

Mandei email pras agências HBN e House of Orange e recebi todas as informações sobre o programa. Simpatizei mais pela HBN. No entanto, decidi não fechar logo e procurar family por conta própria - afinal aquela que eu me interessasse poderia ser de outra agência, não queria me limitar. Achei que assim aumentariam minhas chances.

Atualizei meu perfil no APW e GAP. O primeiro tinha mais opções de families na Holanda e também era mais fácil entrar em contato com elas, enquanto o segundo eu teria que pagar se quisesse me comunicar com as families do meu interesse. Então acabou que deixei o GAP pra lá e apostei todas as minhas fichas no APW. Coloquei fotos, fiz meu perfil não muito grande mas bem bacana e com as informações imprescindíveis, claro.

Pra quem tiver curiosidade sobre o que escrever, segue o meu perfil no APW (clique para aumentar):





Depois de preencher o perfil, comecei a pesquisar as families e fiquei apreensiva pois no easy find (aquelas que batem perfeitamente os critérios de busca) só havia 10 famílias. Sim, apenas dez. Momento de pânico!

Aprendi a fazer a busca mais abrangente, na qual eu colocava meu país de origem e para qual país queria ir e aí apareceram 33 families (incluindo aquelas 10 do easyfind!). Dessas, várias tinham algumas especificidades.. algumas queriam que a au pair fosse de tal nacionalidade, ou falasse tal língua, outras descartei de cara por ver que algo ali não ia bater (quantidade de kids ou kids com special needs, morar muito longe etc)... e eu via as possibilidades diminuindo. Mas fui em frente e comecei a entrar em contato.

As families que eu gostava, eu enviava mensagem mostrando interesse. A mensagem padrão que eu mandava era:

Hello there! I think I'd be a great fit for your family. Please take a look at my profile and contact me if you feel the same way. 
Hope to hear from you soon!


Dependendo do que a family tivesse colocado no profile deles, eu tentava escrever algo mais personalizado, pra demonstrar que de fato eu havia lido o que eles tinham escrito!

Além das families já disponíveis, o site também mandava atualizações quando uma nova family que batia com o meu perfil se registrava por lá.

No dia 27/09 eu recebi um email desse tipo falando de uma nova family que havia se registrado e matched my search criteria (vou chamar de family 1). Corri pra ler o perfil deles e adorei! Cidade pequena (meia hora de Amsterdam de trem) e duas girls (1 e 3 anos). Mandei a mensagem de interesse e cerca de uma hora depois a host mom respondeu com um positive reply!!! Foi a primeira family que me deu positive reply... as outras que eu havia enviado mensagem ainda não tinham respondido ou tinham dado negative reply.

Na mensagem a Mom foi super receptiva. Era um sábado, então ela perguntou como estava meu weekend e já foi falando o que eles tinham feito durante o dia. Depois perguntou sobre minha experiência com crianças e se eu tinha alguma pergunta para eles. Assim fomos iniciando nossa conversa. Conversamos baaastaaante pelas mensagens lá do APW. Já fomos falando de rotina, duties, o que eles esperavam de mim.. muita coisa mesmo!

Alguns dias depois tive um positive reply de uma outra family (family 2). Essa não quis bater muito papo por mensagem escrita, disse que tinham gostado muito do meu profile e queriam logo um skype! Marcamos o skype para um sábado a tarde e lá fui eu! Essa family morava em Amsterdam e tinha duas kids (girl de 11 e boy de 8).

Fiz skype dia 11/10 com a family 2. Eles estavam muito interessados pois já tinham tido au pairs brasileiras e adoraram, o Dad já tinha morado no Brasil (até falou um pouco de português no skype haha) e tudo. As kids também participaram um pouco mas estavam envergonhadas. Passamos cerca de 40 minutos conversando! Eu gostei da family, mas não tive aqueeeele feeling, sabe??? Até porque estava me dando muito bem com a family 1 (apesar de só ter trocado mensagem escrita) e tava sentindo uma vibe melhor com eles. Mas claro não dispensei a family 2! Ficamos de fazer outro skype depois para conversar mais.

No dia seguinte, domingo dia 12/10, fiz skype com a family 1. Como já tínhamos conversado bastante, foi bem tranquilo!!! Perguntaram um pouco mais sobre minha vida pessoal (family, trabalho, o motivo de eu querer ser au pair, meus planos pra quando voltasse pro Brasil...) e também recapitulamos coisas que já tínhamos conversado nas mensagens (experiências com kids, o motivo de eu ter escolhido Holanda, quais seriam os meus duties...). Passamos quase uma hora conversando! Todos participaram do skype, Mom, Dad e as duas girls, mas principalmente a mom. Nesse dia ela já me deu o whatsapp dela para nos comunicarmos melhor e ficamos de fazer outro skype.

Durante a semana combinamos o próximo skype pro dia 18/10, sábado seguinte. Nesse meio tempo eu dei uma olhada no profile deles no APW e vi que mais de 140 meninas tinham enviado application para eles!!! A princípio fiquei super desanimada, pois imaginei que haveria pessoas muito mais qualificadas do que eu entre essas 140. Mas em seguida passei a pensar positivo. Tinha dias que eu ficava repetindo quase como um mantra "eles vão me escolher, eles vão me escolher" hahha

O segundo skype foi um pouco mais "técnico". Falamos da schedule da family mais detalhadamente, dos duties com cada kid, salário, perguntei mais sobre a cidade, como seria pra se locomover etc. Eu anotei coisas que ainda não tínhamos conversado e que eu queria perguntar, pra não esquecer nada! 

É muito bom fazer uma listinha, pois durante a conversa o papo vai fluindo e acabamos esquecendo de falar tudo. ~~Aqui tem MUITAS sugestões de perguntas a serem feitas, usei como guia, perguntei o que me interessava, adaptei outras perguntas... são muitos boas pra se ter uma base!!!~~

Ao final do skype, a Mom disse que eles estavam conversando com mais uma menina e que basicamente iriam decidir entre mim e ela! Disse que iriam fazer o primeiro skype com ela ainda naquele dia e que não demorariam a me avisar sobre a decisão.

Acordei no dia seguinte e me deparei com uma mensagem no whatsapp dizendo que tinham dispensado a outra menina e que "We would love you to be our au pair!"

I HAVE A MAAAAATCH!!!

Não preciso dizer que saí pulando e gritando pela casa igual uma doida, né?? hahah Nem acreditei que em menos de um mês e tendo uma concorrência tão grande eu ia encontrar minha family!!! Então, sim, meninas: é possível encontrar family por conta própria! Mesmo as vezes tendo poucas opções nos sites, a family perfeita pra você pode estar por lá. Vale muito a pena dar uma olhada nos sites especializados!

Depois disso enviei mensagem para a family 2 dizendo que tinha tido match com outra family e desejando boa sorte pra eles na busca da nova au pair.

Edit: Lembrando que para ser Au Pair na Holanda é obrigatória a intermediação através de uma agência. Apesar de ter achado family por conta própria, tive que formalizar tuudo com a agência. Mas esses details ficam para outro post (:

E por esse post é só!
Dúvidas/sugestões/críticas/elogios nos comentários, please!!!

kusjes (:


5 comentários:

  1. Nossa menina, que bom que você encontrou uma familia rápido assim! *-* eu tenho um pouco de receio com esses sites, mas acho que conversando direitinho e esclarecendo tudo com a family não tem problema, né?!
    Beeijo
    realidade-auperiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi. Sim, bem de boa! Ainda mais na Holanda que de qualquer forma tem que formalizar na agência. Pra outros países que dá pra ir sem agência tem que ter um pouco mais de cuidado, mas na maioria é tranquilo!

      Excluir
  2. Ai que bom que li seu post Rovena! Me deu uma animada, e vc escreve super bem! vc ja voltou pro Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Sim, meu ano como au pair na Holanda acabou em janeiro 2016. Ainda fiquei por lâ até abril como turista e agora tô na belgica desde junho tbm como au pair (mas ja tinha fechado com eles desde fevereiro). Boa sorte na busca :)

      Excluir
  3. Olá Eu sou a Feliciana e também estou procurando uma oportunidade de ser Au pair, olha não tem sido fácil para mim, mais de qualquer jeito estou a lutar. Recentemente tem uma família que ficou interessada com o meu perfil e não consegui responder, será que me podes ajudar? Ou eu tenho que pagar para poder responder?

    ResponderExcluir