sábado, 3 de janeiro de 2015

Sobre etapas pós match, documentos e burocracia (parte 1)

Ahh, as burocracias... a parte mais legal #sqn hahaha

Tive pre-match com a family em 19/10 e tive que esperar a decisão deles quanto à agência... fiquei sabendo que iria pela HBN apenas dia 16/11! A partir desse momento, foi uma correria para preencher o application e providenciar toda documentação necessária. A family queria que eu embarcasse no final de Janeiro e já tínhamos passado da metade de novembro! Desespero mode ON!

Apesar de já ter tido match, eu teria que passar pelas demais fases da agência normalmente.

A fase 1 consistia em: 

  • preencher o application/Interview form: uma espécie de questionário no qual você informa coisas objetivas como nome, endereço, data de nascimento, profissão, email, peso, altura etc e também responde perguntas subjetivas sobre o porquê de você querer ser au pair na holanda, suas experiências com crianças, expectativas, preocupações... o meu ficou com 10 páginas depois de preenchido. Algumas perguntas são repetitivas, é assim mesmo!!! Para quem quiser ver o application da HBN, só clicar aqui
  • enviar o au pair agreement (contrato com a agência): esse documento tem que ser preenchido com os seus dados (nome, endereço...) no word, imprimido, assinado, scanneado e enviado de volta às agentes. Ele contém os requisitos para ser au pair na Holanda, obrigações da au pair e da agência e os valores a serem pagos. Quem quiser dar uma olhada, clique aqui
  • escrever a Dear host family letter: nessa cartinha para a família você vai falar novamente (sim... eu disse que era repetitivo!) sobre você e sua personalidade e lifestyle, sua família, suas experiências com crianças, o motivo de querer ser au pair, o porquê de ter escolhido a Holanda e o que você espera do programa. É meio que uma compilação do seu app. Chatinho.. mas não é difícil de fazer. Ufa!!!
  • enviar fotos: você deve enviar pelo menos uma foto sua sozinha (de frente, que possa ver bem o rosto, tipo uma foto 3x4), uma sua com crianças, outra com família e uma com amigos. Como eu não conseguia me decidir só por uma foto de cada, fiz montagens de cada categoria usando o site Fotor. Mesmo já tendo family, eu caprichei! Adoro essas coisas!!! Essas foram as minhas montagens (clique para aumentar)






e por fim

  • efetuar o pagamento da taxa da agência de 30 euros: as agentes informam uma conta para transferência/depósito do valor. Você vê a cotação do Euro no dia no site do Banco Central, paga o valor em reais e envia o comprovante.  

Iniciei o preenchimento desses docs no dia 17/11 e no dia 21 de manhã enviei pras meninas da HBN Brazil. 4 dias, tempo recorde!!! Isso era só a ansiedade de poder enviar logo e passar pra outra fase!

Como meu Inglês é bem bom, elas não pediram pra eu refazer nada, mas é muito comum que haja errinhos nas respostas e as agentes peçam pra dar uma revisada. Se você não estiver confiante com o Inglês, aconselho que peça pra alguém com mais experiência no idioma que leia e revise. Se tiver dúvida de como responder uma pergunta, peça auxílio das próprias agentes ou outras meninas que já tenham passado dessa fase! 

Apenas após ler o seu interview e a letter e ver que está tudo ok, além das fotos, agreement e pagamento da taxa é que você passa para a fase 2!

Mas isso vai ficar pro próximo post!

Dúvidas?? Sugestões? Fala aqui nos comentários!!


Kusjes <3 

2 comentários:

  1. Olá! Adoro seus posts! Gostaria de saber se a HBN exige algum exame de proficiência em inglês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi giovana! Entao.. o application deve ser respondido todo em inglês (então daí eles ja tem uma ideia do seu nível) e vc passa por entrevista em ingles com uma das agentes na fase dois, acho que falei sobre isso no proximo post! Caso elas nao achem seu ingles "suficiente", vao pedir pra vc estudar mais e fazer a entrevista de novo.

      Excluir