sábado, 3 de janeiro de 2015

A escolha da agência

Hello de novoo!

Sim, overdose de posts! haha Quero conseguir postar tudo sobre a fase pré embarque antes da minha viagem, assim não fica assunto atrasado e quando eu chegar na Holandinha posso postar novidades direto de lá!


Bom, como contei no post anterior, eu encontrei minha host family por conta própria no site Au Pair World. Acontece que, atualmente, só é possível ser au pair legalmente na Holanda se o processo for intermediado por uma agência, pois é ela que tem a legitimidade para dar entrada no pedido do visto.

Ainda no segundo skype com a family perguntei se eles já tinham agência. A Mom me disse que a au pair atual tinha ido pela HBN mas que eles estavam pensando em mudar. Quando fizemos o match ela disse que ainda não tinham decidido sobre a agência e que assim que decidissem ela me avisava. Então acabou que a decisão da agência ficou com a family e não comigo!

Essa espera foi agoniante, demoraram bastante para me avisarem qual seria a agência! Mil coisas passaram pela minha cabeça... fiquei imaginando que eles poderiam desistir, tanto é que não falei pra quase ninguém sobre o match, pois estava com medo de dar algo errado. 

Maaas pensamento positivo sempre, né gente!!! Antes mesmo de resolver a agência, a Mom já estava pesquisando passagens, vendo comigo quais datas seriam boas pra mim e isso me tranquilizou um pouco! Ela também mandava foto das kids no whats e vi que realmente tudo estava se encaminhando.

Nesse meio tempo adiantei outras coisas necessárias: fui atrás da segunda via da minha certidão de nascimento, certidão de antecedentes criminais e tirei outro passaporte (eu tinha um válido até jun/2016, mas a foto tava bem diferente porque emagreci bastante! Fiquei com medo de dar algum problema nas minhas andanças pela Europa e preferi tirar outro!). 

Marcamos de fazer mais um skype no dia 16 de novembro para confirmar todas as infos, tirar qualquer dúvida que ainda restasse e tudo mais. Passamos mais de uma hora conversando, tanto fazendo o check list de tudo quanto papeando coisas mais banais, foi bem bacana! Finalmente nesse skype (siiim, quase um mês depois... imaginem meu estado nesse tempo de espera haha) a mom me disse que tinham decidido continuar com a agência HBN.

Foi bom pois eu já estava informada sobre todo o processo por lá, já tinha me comunicado por email com as agentes aqui no Brasil (Nadja e Flávia) e também já estava com os documentos a serem preenchidos, inclusive já tinha começado a preencher algumas coisas.

Por sorte eu tive um ano muuito tranquilo com minha host family e nunca precisei de apoio da agência em nada, então para mim o serviço foi muito bom, afinal mal precisei usá-lo. Há relatos de meninas por outro lado que passaram por perrengues e contam que não tiveram apoio da agência. E há relatos do mesmo tipo em praticamente todas as agências.

A minha dica HOJE é não deixar a escolha da agência 100% com a família, afinal você também faz parte dessa experiência. Por vezes a família quer escolher a agência mais barata, porém essas são do tipo que apenas farão o processo de visto e sumirão depois, não te dando qualquer apoio durante o ano, ainda mais se houver questões mais graves que possam culminar em um rematch, por exemplo.

O IND conta com uma lista de mais de 20 agências que são reconhecidas e estão aptas a fazer o programa pela Holanda. A grande maioria NÃO tem representante no Brasil. Isso a princípio não é um problema, porém é sempre bom checar se a agência está familiarizada com os trâmites necessários para o processo de brasileiros.

Já vi várias meninas pedindo ajuda de coisas super básicas do processo no grupo do facebook pois a agência jamais tinha feito o processo de brasileiras e não se deu ao trabalho de pesquisar e se preparar para tanto. Resultado: respostas vagas e incompletas por parte da agência e au pair irritada e frustrada.
Lembrem-se, vocês estão saindo da sua casa, do seu país para enfrentar algo novo longe do apoio da família e amigos. Já há stress suficiente, então uma agência experiente é essencial para passar tranquilidade nesse momento, em vez de dar mais dor de cabeça.


No grupo do facebook Brazilian Au Pair in the Netherlands há uma enquete sobre agências na qual as meninas contam suas experiências. O grupo é fechado, então tem que solicitar para fazer parte e aguardar as moderadoras aceitarem. Pra quem ainda estiver em dúvida e quiser mais opiniões, é uma ótima fonte de pesquisa e discussão (:

Se alguém quiser compartilhar sua experiência com agências, só deixar nos comentários!!!

kusjes <3


Um comentário:

  1. Nossa, faz tempo que eu acompanho blogs de au pair e sempre que se fala em au país na Holanda e a HBN as meninas falam da Nadja. Acho que ela trabalha há bastante tempo nessa agência :p
    Beeijo!

    ResponderExcluir