sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Por que Holanda?

Assim que decidi definitivamente que sim, iria ser Au pair, novamente fui à agências na minha cidade (São Luís/MA). Visitei a CI, a IE e a STB. Minha experiência:

CI - tinha mais opções de destinos (EUA, França, Alemanha, Áustria e Holanda. Mas eu apenas preenchia requisitos pra ir pros EUA ou Holanda), mas as agentes eram muuuuito devagar (pra não dizer outra coisa). Eu cheguei sabendo mais do programa do que elas. Fui embora e não voltei.

IE e STB - as duas muuito boas! Trabalhavam apenas com EUA e ambas eram APC (representante nos EUA), mesmos valores e tal, agentes das duas muito legais e sabendo informar legal sobre o programa. Mandei emails com dúvidas e elas me esclareceram tuuudo.

Mas eis que reacendeu meu interesse pela Europa. Principalmente pelo fato de eu já ter morado nos EUA... queria algo completamente diferente! 

A França e Alemanha exigem um nível pelo menos intermediário no idioma, a Áustria exigia o Inglês mas também que estivesse cursando Alemão há pelo menos um ano! Então essas opções estavam fora. Sobrava Irlanda e Holanda. A Irlanda exige a comprovação da quantia de 3 mil euros para conceder o visto, mais uma opção que estava fora das minhas possibilidades. Sobrou Holanda.

Comecei a pesquisar na internet e vi que tinha havido mudanças nas regras de au pair pra lá, incluindo a maravilhosa notícia de que as agências não podiam cobrar mais do que 34 euros pelo programa para as au pairs (taxa da agência mesmo, fora visto e outros documentos, claro!). 

Li sobre o país, estilo de vida e tudo mais, e o que começou como minha opção por "obrigação" se tornou uma opção por paixão! Melhor custo benefício e com certeza um país incrível!

O pocket money mensal é de 300 a 340 euros por 30h semanais (não pode ultrapassar 8h/dia e há no mínimo dois dias de folga durante a semana). Fora isso, a family paga o seu seguro saúde e o curso de idioma até 300 euros. Outros benefícios como pagamento do plano de celular, passagem, etc variam dependendo da agência.

No que se refere a valores exatos, depende da agência que for escolhida: isso porque em algumas agências pagamos o visto, em outras a passagem, em outras os custos são divididos... Mas apenas para ter um ideia geral, vou listar alguns valores (para maiores detalhes entrem em contato com as agências: HBN, House-o-Orange, CI, Smiling Faces, Au Pair Amsterdam, Au pair Nederland, entre outras).

Passaporte: R$156,07
2ª via da certidão de nascimento: R$26,00 (em São Luís/MA. Valor varia de acordo com o local)
Legalização da certidão no Ministério das Relações Exteriores (MRE): serviço gratuito, custo apenas do envio do documento. Eu paguei cerca de R$13,00 (carta registrada, ida e volta)
Tradução da certidão de nascimento: R$100,00 a R$170,00 
Legalização da certidão de nascimento no Consulado Holandês: 26,25 euros, cerca de R$80,00
Visto MVV: 600,00 euros (na maioria das agências esse custo é pelo menos dividido com a family)
Passagem internacional: R$2.000,00 (varia muito!!! Mas os valores mais baratos ida e volta que vi foi por volta disso)



That's all, folks!!! Qualquer dúvida, escrevam nos comentários!

Kusjes <3

9 comentários:

  1. Mermã! Acabei de achar teu blog pq tô louca atrás de info sobre au pair na Holanda. E tu é da mesma cidade que eu! Amei! Vou acompanhar tua jornada contigo. Pedi pra te seguir no insta! bjs - Carol

    PS: Fui na CI e tbm sabia mais sobre Au Pair que as moças de lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol. Pois é, não tem muuuitas infos. 99% é sobre au pair nos EUA. Se precisar de ajuda com algo, tiver dúvidas etc deixa comentário, manda email, mensagem no facebook... ah, também tem um grupo no face "Brazilian au pairs in the Netherlands", dá uma olhada por lá que tem muuita coisa. E continua acompanhando por aqui e no insta (:

      Excluir
  2. Muito legal seu post, também estou tentando ir para essa jornada pois EUA pra mim já não se encaixa (idade avançada) kkkkkk Amando seu blog

    ResponderExcluir
  3. Oi Rovena, adorei suas dicas! Mas gostaria de saber se tem como a Au Pair negociar o valor da passagem com host family? Como preencher isso no app??
    Obrigada, Bjo. Nanda =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda. Acho que cheguei muito atrasada hahah Pra falar a verdade a minha família pagou minha passagem e eles mesmo já falaram, então não tive nem que abordar o assunto! Eu não acho legal falar disso no app, mas sim nos skypes ou por email depois que vocês já tiverem conversado um pouco mais. Eu falaria algo do tipo: "Ah, então, vamos às formalidades! Qual o pocket money? Terei fins de semana livres? Vocês irão arcar com a passagem?". Pode tentar jogar também que está conversando com outra família e que os 'benefícios' dessa outra incluiria passagem. Mas enfim, é só falar com jeitinho que tá tudo certo! Os holandeses são diretos... se eles quiserem/puderem, irão pagar. Se não, apenas dirão que não e pronto! Não tem muito mimimi hehe espero poder ter ajudado!

      Excluir
  4. Oi, muito obrigada pelas informações!! além destes custos aí, quanto mais você acha ser necessário levar? Ter uns 8 mil reais seria ok para fazer o programa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 8 mil reais? Bom... claro que quanto mais dinheiro, melhor! Eu trouxe apenas 350 euros pro primeiro mês. Conheço meninas que trouxeram mil euros e acabaram gastando tudo com besteira. Mas claro que se você puder trazer e guardar pra viagens etc, será muito bom (pois venhamos e convenhamos... 340 por mês é bem puxado!)

      Excluir
  5. Oi, amo seu blog, faz tempo que olhei, mas como tu postou novamente voltei a visitar semanalmente teu blog <3 super amo ele, comecei o processo para ir pra Holanda. O que estás achando dai ?
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Obrigada por acompanhar! Eu apenas aaaaamo esse lugar com todo meu coração. Até a chuvinha chata dá pra encarar diante de todos os benefícios. Meu coração tá doendo de ter que ir embora.. consigo me ver morando aqui feliz pro resto da vida!

      Excluir