sábado, 3 de janeiro de 2015

Sobre etapas pós match, documentos e burocracia (parte 2)

(update 22/01/2016)

Hey there!!!

Então vamos continuar com a saga burocrática...
Depois de entregar tudo da fase 1, as agentes da HBN me enviaram email com os procedimentos da fase 2. Os documentos dessa fase são imprescindíveis para a obtenção do visto!

Então vamos lá! ~Lembrando que essa ordem de procedimentos é a seguida pela agência HBN! Mas acredito que em todas, mais cedo ou mais tarde, você passe por eles.~

  • passaporte: nessa etapa você deve fazer scan de todas as 32 páginas do seu passaporte. A notícia ~boa~ é que pode escanear ele "aberto", então vão duas páginas de uma vez. Depois você tem que juntar todas as imagens em um documento só de pdf. Eu usei o Free PDF convert pra fazer isso. 

Se você não tiver passaporte, assim que decidir ser au pair é legal ir logo atrás dele! Dependendo do local e época do ano, pode demorar para você conseguir agendar a ida à Polícia Federal. Eu tinha passaporte válido até junho de 2016. No entanto eu estava bem diferente na foto pois emagreci bastante desde 2011! Pra evitar problemas, preferi tirar um novo. Quando fui fazer o agendamento no site, surprise! Só tinha data disponível à partir do dia 1º de dezembro! Preenchi tudo que tinha pra ser preenchido e ficou faltando só o pagamento da taxa. Resolvi arriscar e aparecer lá na PF na *cara de pau* perguntando se não tinham como me encaixar. Dei sorte!!! Levei todos os documentos que precisava, tava vazio, conversei com o atendente e ele disse que poderia me atender logo. Paguei a taxa, tirei a foto e digitais e recebi em uma semana.

  • Antecedentes criminais: você deve retirar sua Certidão de Antecedentes Criminais pela internet no site da Polícia Federal. Eu tinha me adiantado e tirado uma na Justiça Estadual também, mas acabou que nem precisou. Além disso, o IND (Departamento de Imigração e Naturalização da Holanda - responsável pela análise dos pedidos de visto) pede que você preencha esse formulário aqui afirmando que não se encaixa em nenhuma daquelas situações (que não cometeu crime, não responde a processos, nunca foi sentenciado etc). Esse documento deve ser impresso, preenchido, assinado e escaneado. OBS: se você estiver indo por uma agência holandesa (sem representante no Brasil), você nem precisará do certificado da PF, apenas preencher o formulário do IND.
  • Declaration of intent to undergo a TB test: nesse formulário, nós nos comprometemos a fazer um teste de tuberculose lá na Holanda. Ele deve ser realizado em até três meses à partir da nossa chegada no país. Cidadãos da União Européia e de alguns outros países são isentos dessa burocracia... mas pra nós brasileiros ela existe. Também deve ser preenchido, impresso, assinado e escaneado novamente.  Desde fevereiro do ano passado brasileiros foram incluídos na lista de nacionalidades que estão isentas de realizarem o teste.
  • Non-marital declaration: nesse documento você afirma nunca ter sido casada nem ter filhos. A lei não impede pessoas casadas/com filhos de serem au pairs, porém algumas agências o fazem.
  • Important details form: nesse formulário você preenche novamente dados pessoais e contatos de emergência. A parte mais importante é dizer onde você quer comparecer para a sua entrevista do visto (Embaixada em Brasília, Consulados do Rio de Janeiro ou São Paulo) e de qual aeroporto você vai viajar (imprescindível para ter a franquia de bagagem de voo internacional mesmo nos trechos internos). Esse só precisa preencher no word mesmo.
  • Health form: ahhh, esse aqui me deu trabalho!!! Esse formulário deve ser preenchido por um médico atestando que você está saudável tanto física quanto psicologicamente. Ele pede os exames de HIV, tuberculose, Hepatites A e B, além de teste de gravidez. Quando fiz o processo não era necessário enviar os exames para a agência. No entanto, agora a HBN está exigindo que todos esses exames sejam enviados em anexo juntamente com o Health form. A dificuldade que tive com esse formulário é que a médica que mais me acompanhava estava de férias e eu não podia esperar ela voltar, então estava sem nenhum médico "de confiança" e todos que eu ligava não aceitavam preencher pelo fato de o formulário ser em Inglês. Finalmente lembrei de um médico que era descendente de Ingleses e fui lá conversar com ele levando os exames e esse anjo aceitou preencher pra mim! Depois de preenchido e assinado, deve ser escaneado e enviado juntamente com os exames.
  • Awareness declaration: desde o segundo semestre de 2015 entrou em vigor esse novo formulário. Entre outras coisas, ele afirma que você não não trabalhou previamente com a família (ainda que tenha sido fora da Holanda) e que não tem relação de parentesco até 3º grau com nenhum membro da host family. Deve ser preenchido e assinado tanto pela au pair quanto pelos hosts. 

Prontooo! Essa foi a minha fase 2 na HBN. Entretanto, houve uma mudança desde que eu passei por ela. Agora além de todos esses documentos também é necessário pagar desde logo uma parte da taxa do visto no valor de 100 euros. Acredito que essa mudança ocorreu pois devia haver meninas que desistiam antes do match pela demora, por achar family em outra agência ou outro motivo qualquer, e a agência queria uma forma de "amarrar" mais as candidatas. Não sei se, na política atual, essa taxa é reembolsável ou não caso haja desistência antes de dar entrada no pedido do visto. Se não for reembolsável, isso pode ser contestado, já que você pagou por um serviço que nem sequer foi utilizado (lado advogada falando hahaha). 

Ah! Vale lembrar que via de regra a fase 2 ocorre antes do match! No meu caso ocorreu depois pois fiz o match por conta própria, sem intermédio de agência. 

E então, acharam complicado??? Eu não achei complicado, apenas chato! Mas a burocracia é um mal necessário. Não adianta reclamar... tem que ir lá, fazer e pronto! Quanto mais rápido você se livrar disso, melhor (:

kusjes <3

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog,ele é organizado e bem explicado. Gostaria de saber quanto você gastou com o programa no total. Obrigada!

    ResponderExcluir