segunda-feira, 16 de março de 2015

Residence permit e registro no Gemeente

Hello, amores!

Se você pensou que as burocracias haviam acabado no Brasil, I'm sorry to tell you, but NO! Ainda tem mais umas coisas que temos que fazer quando chegamos aqui.

Uma das primeiras coisas que você vai precisar fazer é ir buscar o seu residence permit card, ele vai ser sua identidade aqui na holanda. Uma coisa que acredito que muitas não saibam (eu não sabia!) é que o visto que nós tiramos para vir pra cá, o MVV, na verdade só tem duração de 3 meses.

Vou explicar: na verdade, o MVV é um visto de entrada. Depois que você recebe ele no seu passaporte, você tem 3 meses para entrar na Holanda. Se por algum motivo você não entrar no país no período de validade do visto, terá que aplicar por outro visto MVV e fazer todo o processo novamente. O meu, por exemplo, foi emitido em 19 de janeiro. Então ele tem validade até 19 de abril.


"Então quer dizer que depois desses 3 meses eu não posso mais sair do país?" NÃO, gente, calma! É aí que entra o residence permit card! Como o nome diz em Inglês, ele é o cartão de permissão de residência, ou seja, atesta que você mora aqui na Holanda. Isso significa que quando você for viajar para fora do país, você vai precisar levar tanto o passaporte quanto ele. Nele consta a data de validade de um ano a partir da sua entrada na Holanda.

Cheguei aqui no dia 31/01 e no dia 03/02 recebi um email da agência me informando que meu residence permit card já estava pronto e que eu poderia ir buscá-lo no escritório do IND em Hoofdorp (o local no qual você deverá buscar o cartão vai depender de onde você mora. A agência irá indicar em qual escritório do IND você deve ir).

Para buscar o cartão você não precisa marcar horário nem estar acompanhada dos hosts, apenas levar seu passaporte e uma cópia da carta de confirmação de emissão do residence permit card (a agência enviou em anexo no email).

Eu fui sozinha cerca de uma semana depois de ter recebido o email. Cheguei no IND por volta de 13:00. Me dirigi à recepção e falei que tinha ido buscar o cartão, a recepcionista me entregou uma senha e disse para eu entrar. Acho que menos de dois minutos depois já chamaram minha senha. Entreguei o passaporte e a carta de confirmação e a atendente foi buscar o cartão. Além disso, ela verificou minhas digitais (pra isso que serve a bendita biometria que fazemos no Consulado quando vamos tirar o visto). Em seguida, ela me entregou o cartão e um folheto explicando sobre o mesmo, (pra que ele serve, o que fazer em casa de perda/roubo etc, enfim, informações práticas), e se despediu com um "Enjoy your stay in the Netherlands".

Eeeee pronto! Acho que tudo isso não durou 10 minutos, foi muito fácil e prático e saí de lá com meu residence permit card na mão. Ufa! Uma coisa a menos.


Próximo passo: se registrar na prefeitura (Gemeente) da sua cidade.
Como quando eu cheguei eu fui pra Heemstede, mas logo ia me mudar pra Blaricum, nem cheguei a me registrar na primeira cidade. Deixamos pra registrar apenas quando nos mudássemos.

Finalmente depois de umas duas semanas da mudança (passada toda a loucura inicial de desempacotar coisas, casa ainda em obra e tal), a host marcou um horário para irmos ao tal Gemeente. Para se registrar, você precisa estar acompanhado de pelo menos um dos hosts e levar seu passaporte, a certidão de nascimento legalizada, bem como a tradução dela.

Já ouvi muitos relatos de Gemeente que não pede a tradução da certidão. Quando cheguei lá, perguntei para a atendente se precisava das duas, e ela disse que "era melhor", então entreguei tanto a original quanto a tradução. Ela tirou cópias do meu passaporte, residence permit card e me entregou um formulário pra preencher com meus dados (perguntava até a data e local de nascimento dos meus pais, peloamordedeus). Ela ficou com minha certidão de nascimento original e a tradução para checar a autenticidade, e disse que me ligariam ou mandariam email avisando quando eu poderia ir buscar de volta.

Além disso, ela me explicou que em até 4 semanas eu receberia uma carta de confirmação do meu registro juntamente com meu BSN number. Esse número é parecido com o CPF no Brasil, serve para fazer o seguro saúde (além do seguro que a família faz, é obrigatório fazermos um outro. Depois dou mais detalhes sobre isso), abrir conta em banco.. (até agora estou sem conta no banco porque ainda não tenho o bendito BSN!). Agora só resta esperar!

Esse foi mais um episódio da saga burocrática.. Acho que terá mais um sobre o tal seguro saúde obrigatório e abrir conta no banco. Depois que eu passar por essas experiências conto pra vocês!!!

kusjes <3

Um comentário:

  1. Ótimo ter essas informações!
    Que bom que a agência auxilia nesse processo.
    :*

    ResponderExcluir