sexta-feira, 27 de março de 2015

Bicicletando

Impossível falar de Holanda e não falar das bikes! Acho que só em Amsterdam tem mais bicicleta do que no Brasil inteiro haha

Estacionamento de bikes em frente à Central Station em Amsterdam


Quando decidi pela Holanda, confesso que uma das coisas que me encantava era essa cultura de andar tanto de bicicleta no dia a dia (algo basicamente impraticável na minha cidade do Brasil, a não ser que você tome um banho em cada lugar que chegue, pois vai suar bastante pedalando no calor de 30º e umidade de quase 100%). Estima-se que aqui na Holanda haja 13 milhões de bicicletas, enquanto a população é de aproximadamente 16,5 milhões de pessoas (fonte). Crianças, adultos, velhinhos... todos andam de bike, faça chuva, neve ou sol!

Então é só chegar aqui, subir na bike e sair pedalando? Bom, mais ou menos. 

No início eu tive um pouco dificuldade por alguns motivos: Primeiro, tinha muito tempo (muuuito mesmo, acho que uns 8 anos) que eu não andava de bike. É verdade que não esquecemos, mas perdemos a prática e passamos vergonha no começo haha. Segundo, a minha bike aqui (e a grande maioria das que vejo) é a que chamam de omafiets e o guidão dela você segura de lado, e não na frente como eu estava acostumada. Além disso, o freio é no pedal e não no guidão. Terceiro, eu sempre andei de bike apenas por diversão, então andava em ruas desertas, ou sem muito trânsito e pessoas. Aqui, você anda de bike pra fazer coisas do dia a dia, então tem que aprender a interagir com os carros, pedestres e outras bikes.  
Minha bike


Pelo fato de aqui a bike ser usada como meio de transporte diariamente por um grande número de pessoas, também há algumas regras que devem ser seguidas (que o próprios holandeses muitas vezes não seguem). 

Uma das regras mais importantes (e acho que a mais desrespeitada pelos dutches) é sinalizar com o braço quando você for virar. Assim que eu cheguei eu não estava sinalizando simplesmente porque eu não via ninguém fazendo sinal. Aí fiquei pensando que não precisava. Depois de alguns dias pedalando, comecei a ver algumas pessoas fazendo sinal e daí fui tirar a dúvida com os hosts e eles confirmaram que tem sim que dar sinal. O sinal do braço equivale à seta nos carros: super importante pra avisar carros, outras bikes e pedestres pra qual lado você está indo. 
(Me sinto super Dutch quando só dou sinal com o braço e atravesso sem olhar pra trás hahah)

Além disso, assim como o tráfego "normal", devemos sempre transitar na direita. Nas ruas e avenidas principais geralmente há uma ciclovia separada da rua. Elas podem ser de mão única (uma em cada lado da via, e você se mantém a direita, seguindo o sentido do tráfego de carros) ou de mão dupla (apenas um lado da rua tem a ciclovia, então ambos os sentidos transitam na mesma). Mesmo nos locais onde há ciclovia nos dois lados, já vi pessoas transitando na contra mão. Eu sempre me mantenho do lado correto.

Fietspads (ciclovias) em Blaricum


Muitas ruas não tem ciclovia separada, mas apenas uma linha no chão demarcando o espaço das bikes. As vezes é assustador, os carros podem passar bem perto. Com minha noção de Brasil na cabeça e de como os motoristas brasileiros não respeitam nem um pingo as bikes, no começo eu morria de medo! Mas agora já estou mais acostumada... devemos lembrar que aqui realmente a bike é "quem manda" (inclusive em caso de acidente, mesmo que o ciclista esteja completamente errado, ainda assim o motorista é responsabilizado), então eles estão sempre bem atentos à nós ciclistas. (Ainda assim outro dia quase fui atropelada, buuuut okay!).

Nas ruas menores (de "bairro", por exemplo) não há ciclovia, nem faixa pra bike nem nada. Nesse caso, você deve andar na rua mesmo, se mantendo o mais a direita possível. Nada de andar de bike na calçada!!! 

Bicicletando cazamigas

Você também deve ter cuidado onde e como você estaciona sua bike. Sempre que você for ao supermercado, lojas, restaurantes etc, na frente com certeza vai ter uma área com suportes para você parar sua bike. Caso não haja ou estejam todos ocupados, você pode procurar um local alternativo desde que não atrapalhe a passagem dos demais e também desde que não tenha placas de "proibido estacionar". Se você parar sua bike de forma irregular, corre o risco de ter a mesma removida. (Outro dia em Amsterdam vi um caminhão lotado de bikes que estavam sendo removidas por estarem estacionadas em local proibido ou atrapalhando a passagem).

No quesito segurança, dependendo da cidade/local em que for estacionar, você deve ter alguns cuidados a mais. A grande maioria das bikes (inclusive a minha) conta com duas opções para serem trancadas: uma trava no pneu e uma corrente. A primeira é a que costuma ser mais usada no dia a dia, especialmente para tarefas rápidas e em cidades menores e pacatas (adivinha? igual a minha!). Isso significa que o pneu não "roda", mas em compensação, qualquer pessoa poderia pegar a bike a sair carregando a mesma. A segunda opção traz mais segurança, pois você atrela a bicicleta a algo sólido: caso alguém queira furtar, terá que arrombar o cadeado/cortar a corrente. 

Em cidades maiores é imprescindível usar a corrente. E uma corrente boa! Há relatos de que nos grandes centros as correntes chegam a ser mais caras do que as próprias bikes! Você também deve usar correntes em áreas de grande fluxo, como as estações de ônibus, trem e metrô, assim como quando você for deixar sua bike sozinha por muito tempo. Uma dica que vi e não tinha me tocado pra isso: sempre passe a corrente no corpo da bike (parte de metal) e jamais apenas no pneu, do contrário podem remover facilmente o pneu e levar o resto da bicicleta. Também deixe a corrente "suspensa" em vez de deixá-la no chão, pois alguns objetos usados para cortá-la precisam ser apoiados em uma superfície plana.

Apesar de a Holanda ser um país de primeiro mundo e com índice de violência bem baixo, o furto de bicicletas é algo recorrente, então esses cuidados devem ser observados! 

Finalizando, a bicicleta, assim como um carro, também deve contar com alguns items obrigatórios, que são: a sineta, luz amarela ou branca na parte dianteira, luz vermelha na parte traseira e refletores na parte traseira e nos pedais. A falta de algum desses items podem acarretar multas. Inclusive há vários relatos de meninas que realmente foram multadas, principalmente por falta de luzes. Sempre tenha luzes removíveis ao alcance (vendidas em lojas como Hema por 2 ou 3 euros) para contornar eventualidades.

Para se aprofundar mais nas regras, vale ler o Código de Trânsito holandês (em Inglês) e também dar uma olhada nesse link.

E aí, alguma das coisas que eu destaquei aqui é novidade ou vocês já estavam por dentro de tudo? Send me your feedback (:


:)


kusjes!!!! <3

3 comentários:

  1. Oi Rovena!
    Descobri seu blog hoje, e espero que você poste com frequência, pois serei uma leitora assídua. Hahahaha
    Tenho uma voooontade enorme de ser au pair, na Holanda, e isso já tem uns bons 3 anos... mas até hoje não fui rs por até umas questões que vi em um dos seus post's: sobre os pais falarem de interromper a faculdade e blablabla hahahahahah
    Essa vontade adormece, aí volta com tudo, adormece e volta... e bem esse fim de semana, voltou com tudo hahahah então, além dos blogs que acompanho das meninas que estão aí na Holanda, vou a caça de outros, e achei o seu. Adorei mesmo. ;)

    Espero acompanhar MUITOOOO por aqui e comecei a te seguir no instagram, (que álias, nem sei se pode hehehe) pra acompanhar um pouquinho e quem sabe, me dar a louca de vez e ir fazer logoooo esse intercâmbio HAHAHA

    Beijosss!
    ps.: só de ler os post's, já me sinto na Holanda, até sua vizinha hahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, Lais!!! Que bom que gostou! Infelizmente não consigo postar tanto quanto eu queria, apesar de ter bastante tempo "livre", estou sempre ocupando ele com minhas andanças pela Holandinha haha mas tento postar pelo menos 2 vezes por mês! Tem mais dois posts vindo pela frente, fica de olho. Ah! e qualquer coisa que queira perguntar, fica à vontade.
      Se joga nessa aventura! Kusjes

      Excluir