quarta-feira, 20 de maio de 2015

Meu fim de mundo

Blaricum é uma pequena cidade que fica na província da Holanda do Norte (31km de Amsterdam). Com menos de 10 mil habitantes, é um local bem pacato, com muito verde e (infelizmente) sem tantas opções do que fazer. No centro da cidade você encontra um Albert Heijn (supermercado), um Kruidvat (loja de cosméticos, farmácia e coisas variadas), padaria, açougue, sorveteria, peixaria, salão de beleza, livraria, uns dois cafés e alguns restaurantes. Basicamente é isso.



A cidade é famosa por ser um local de “gente rica” e algumas celebridades holandesas moram por aqui. É considerada a cidade mais cara para se adquirir uma casa na Holanda. Sempre que conheço alguém nas baladas da vida e digo que moro em Blaricum, a reação é sempre “ohhh, the city of rich people!!!”. É comum você ver Audis, Mercedes, BMWs, Porshes e todos os carros mais caros desfilando pelas ruas. As casas também costumam ser grandes e com bastante área ao redor, o que as distancia um pouco mais umas das outras (em outras cidades já notei que, em geral, as casas são mais “coladas”).
Por ser pequena, é bem tranquilo andar de carro e bike por aqui, pois não há grandes fluxos de veículos. A cidade não tem nem semáforo!


Rua principal 

Blaricum fica colada em outra cidade chamada Laren (cerca de 5 minutos de bike). Essa cidade é um pouquinho maior: em vez de um, ela tem dois supermercados!!! Hahah Brincadeiras a parte, Laren tem um centro com mais opções de lojas, padarias, açougues, restaurantes e etc. Todas as Sextas você encontra uma feira de rua por lá que vende de tudo – comidas (queijos, pães, peixes, carnes, frutas, doces.. tudo!!!), roupas, bolsas, objetos de decoração, flores... bastante coisa. Essas feiras são bem comuns nas cidades aqui da Holanda, geralmente acontecendo uma vez por semana.

Outra cidade próxima é Huizen. Ela também é maior que Blaricum, com mais opções de lojas, restaurantes e diversão – por lá você encontra até cinema e “praia” (que na verdade é água doce). Por lá também tem um pub chamado Holy Moly que é bem bacana: música boa, cerveja barata e fica aberto até 4am. Foi um achado por aqui!

As cidades que mencionei até agora são pequenas em comparação a outras, portanto por aqui não tem estação de trem, sendo o ônibus o único transporte público disponível. As estações de trem mais próximas ficam em Bussum (cerca de 6,5km do centro de Blaricum) e Hilversum (cerca de 7km). Apenas uma linha de ônibus passa pelo centro de Blaricum – é o ônibus 108 que vai de Huizen até a estação de Hilversum. Ele passa aproximadamente de 30 em 30 minutos, sendo que depois das 19h e domingos é apenas de 1 em 1 hora e também para de funcionar cedo. (Para lista completa de horários, acesse www.connexxion.nl).




Parada de ônibus em Blaricum


posto de gasolina

Como vocês podem perceber, a parte da locomoção é um pouco “precária”. Costumo ir pra estação de bike para não ter que depender do ônibus (ótima opção, pois economiza a passagem e gasta umas calorias). Para chegar a Amsterdam de transporte público, demora entre uma hora e uma hora e meia (contando bus/bike e trem), enquanto de carro são 30 minutos. 

Lados positivos: só minha host family hahaha e pelo menos não é tãaao fim de mundo assim (conheço au pairs em situações beeem piores!). 

Bom, essa é a realidade de morar numa village. Se você quer agito e coisas novas pra fazer todos os dias, esse definitivamente não é o lugar pra você! Mas saibam sopesar local x host family!



Kusjes <3