segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Primeira semana na Holandinha

Hello, babies!!!

Achando um tempinho aqui pra postar... já aconteceu taaanta coisa que acho que não vou lembrar de tudo.. mas vamos lá! Vou separar por dia que aí fica mais organizado e mais fácil pra eu lembrar! (quando eu me referir ás kids, vou usar as iniciais K. - mais velha, 3 anos - e M. - mais nova, 1 ano).

Sábado 31/01
Minha chegada! 
~~Explicação rápida: estava na cidade de Heemstede, mas a minha cidade "de verdade" é Blaricum. Já era pra family ter se mudado pra lá antes da minha chegada. No entanto, a obra da casa pra qual eles vão se mudar atrasou e mudamos agora dia 20/02~~
Então logo depois do ritual da chegada e de conhecer a family toda (que eu falei sobre no post anterior), saímos para ir ao mercado, pois os hosts já queriam me mostrar um pouco da vizinhança. Eles me emprestaram um casaco (já que eu trouxe praticamente nada de frio, muito menos casaco pesado) e lá fomos nós. Fomos andando mesmo, pois era bem perto. De cara já descobri que sair de casa só de jeans não ia dar certo hahah morri de frio nesses 5 minutinhos de caminhada!
Voltamos pra casa e, aproveitando que estavam todos juntos, foi a hora que entreguei os gifts! Todos amaram e fiquei super feliz com isso (vou fazer um post específico sobre, prometo!). Depois os hosts fizeram o dinner das meninas e deram a comida pra elas. Em seguida, foi hora do banho, relaxing time assistindo tv e colocar pra dormir. Eu fui acompanhando tudo pra já ir me inteirando (apesar de que, via de regra, tô livre depois do jantar. Dar banho e colocar pra dormir é com eles! Mas de qualquer forma pode rolar um babysit, então tenho que saber). 
Com as meninas dormindo e a paz reinando, sentamos e ficamos conversando, super de boa! Depois jantamos nós três juntos. A host tinha perguntando meu prato preferido e eu disse que não era picky mas que amava pasta, então fizeram um macarrão com molho carbonara que estava mara.

Domingo 01/02
No domingo de manhã fomos na cidade de Laren na casa dos grandparents (pais do host). Deixamos as meninas lá e fomos visitar a obra da casa em Blaricum (que é colada em Laren, os grandparents moram bem perto). Eles me mostraram a casa toda, mesmo ainda estando em obras, comentando as coisas que ainda faltavam fazer e tal. A casa nova é muuito boa e, apesar de lá meu quarto ser menor do que na casa atual, tem a vantagem enorme de ser um quarto fora da casa, o que dá mais privacidade pros dois lados! Eles também passaram de carro pelo centro de Blaricum e de Laren pra eu ter uma ideia de como eram as cidades. 
Depois do tour, voltamos pra casa e passamos o dia por aqui. De tarde brincamos com as meninas no balanço no backyard e estava beeem frio. De volta pro abrigo da casa, foi hora do jantar das meninas, depois banho, relaxing time e dormir (e eu mais uma vez acompanhando). 
Quando descemos de volta, o host acendeu a lareira e finalmente senti um tiquinho de calor hahah jantamos um steak delícia que ele fez. Conversamos bastante e eles foram muito legais e acolhedores, a empatia só crescendo e tudo dando certo!
Ah, nesse dia a host também me entregou a chave do cadeado da minha bike e foi me mostrar onde ela ficava e tudo mais.

Segunda 02/02
Acordei meio tarde já (umas 10h) e a cleaning lady estava aqui. Me arrumei e saí pra ir ao supermercado porque queria comprar umas coisas pra mim. Fui andando mesmo porque o cadeado da bike era super pesado e eu tava sem saber como carregar ele (burra! é só "amarrar" na própria bike hauhauha). Passei meia hora rodando o supermercado (na verdade tá mais pra mercadinho.. esse aqui perto é bem pequeno) tentando me familiarizar com os produtos. Comprei algumas coisas e ~surprise~ não tinha levado nenhuma sacola pra trazer as coisas.. esqueci o detalhe que aqui não dão sacola em várias lojas, principalmente supermercado. Por sorte era pouco e pude trazer na mão hahha
Depois que deixei as coisas em casa, resolvi pegar a bike pra dar uma volta.
G E N T E. Momento vergonha totaaaaaaal. Se tinha alguém vendo aquela presepada, deve tá rindo até agora porque olha.... eu quase caio da bike e quase bato num carro estacionado nas primeiras pedaladas hahuahuahauh
Claro que eu sei andar de bike, mas tinha MUITO tempo que eu não andava. Tipo... mais de 5 anos fácil! E sabe aquela história que depois que você aprende a andar de bicicleta não esquece mais? É até verdade.. mas provavelmente você vai passar vergonha a princípio, tipo euzinha hahah Andei apenas aqui por perto mesmo.. ainda estava meio desorientada, sem celular, e achei melhor não me aventurar muito longe. Algumas fotos das minhas andanças nesse dia:




Terça 03/02
Acordei e o dia estava lindoo, sol e tudo. Fui tomar banho e nesse meio tempo nublou. Fui tomar café da manhã e começou a chover. Aí pensei "lá se vão meus planos de sair de casa". Logo depois começou a cair granizo até hahhah (esse tempo aqui é muito louco!). Mas aí pouco tempo depois parou e abriu o sol de novo. Antes eu ia sair de bike, mas depois da chuva + granizo, achei melhor ir andando pois não queria arriscar estar muito escorregadio, ainda mais levando em consideração minha pouca intimidade com a bike hahah antes de sair de casa, vi no mapa o caminho que eu queria fazer pois ainda estava sem internet. No entanto, quando eu saí, acabou que fui pro lado errado e meio que me perdi. Enquanto eu estava contemplando minha lerdeza de ter conseguido me "perder" em menos de dois minutos depois de ter saído de casa, eis que encontro um canal e, pra minha surpresa, um moinho!!! Ahhh que emoção! hahah 




Depois dessa emoção toda, foi a vez de um dos meus primeiros "testes": colocar a M. pra dormir! Na quinta eu teria que fazer babysit e colocá-la pra dormir, então tinha que começar a ensaiar heheh. Fiz como a mom ensinou, demorou um pouquinho mais do que ela geralmente demora, mas pra primeira tentativa foi ótimo! Por um momento fiquei com medo de nem conseguir, mas deu certo! Depois a hmom me deu mais umas tips pra próxima vez.

Quarta 04/02
Bom, quarta é o dia que a host mom está off e as kids estão em casa também. Ele disse que iria ao supermercado e perguntou se eu queria ir junto. Falei que sim, até porque estava precisando comprar algumas coisas (principalmente hidratante pro rosto! SOS minha pele tá sofrendo!). Fomos em um supermercado mais longe e maior com as kids, ela disse que se eu olhasse algo que eu quisesse eu podia pegar, claro que catei logo uma lata de leite condensado pra fazer brigadeiro ahhaha
Voltamos pra casa e era a hora do nap da M. Quando ela acordou, fomos no playground perto de casa e depois num café pra esquentar um pouco.

A noite, novamente coloquei a M. pra dormir e foi mais tranquilo. Uhull haha

Quinta 05/02
Acordei e surprise! Neve no chão, tudo branquinho e lindo! Quinta (na rotina antiga) as kids não tinham creche também e a grandma vinha fazer babysit. Acordei e ela estava la embaixo com as meninas. Nesse dia o frio e a preguiça não me permitiram sair de casa, fiquei só admirando a beleza da neve de dentro mesmo hahah 



Esse foi meu primeiro dia de babysit sozinha! A vó fez o jantar das meninas e colocou no banho, eu ajudei no banho e pra vestir. Depois do relaxing time, coloquei a M. pra dormir enquanto a vó colocava a K. Ela dormiu super fácil comigo, fiquei feliz haha Depois, a vó foi embora e fiquei home alone com as kids. A hmom chegou já quase 23h, mas deu tudo certo, as girls não acordaram nem nada. Yay!!!

Sexta 06/02
Fui dar uma volta nas lojinhas do centro da cidade. Ainda estava com um pouco de medo da bike, então fui andando. Achei uma loja de roupa com promo e comprei casaco, cachecol... depois fui na Hema e comprei mil meias calças pra usar por baixo do jeans porque até então eu só tava com uma. Depois do meu shopping day, em casa a noite os hosts ofereceram uma beer (já tinham oferecido antes mas eu não aceitei) e aí eu aceitei, friday pode! hahah No jantar rolou um vinho tinto também, conversamos bastante (embalados pelo vinho também) que quando vimos já era mais de 22h e ainda estávamos sentados na mesa papeando. Super bacana!


Sábado 07/02
Dia de parque!!! Fomos no Fairytale parque chamado de Efteling, eu, a hmom e as girls (o hdad foi ajudar na obra da casa). Saímos umas 11:30 porque até lá seria cerca de uma hora e meia de carro, então tinha que aproveitar por ser o horário do nap da M. O parque é enooormee, acho que não vimos nem a metade. Tem uma parte com uns brinquedos mais radicais, mas não cheguei a ir porque estávamos com as kids, então ficamos só nas atrações que elas podiam ir. Mas mesmo assim foi muito bom. Único problema: frio, claro!!! Quero voltar lá quando o tempo estiver um pouco melhor.







De volta pra casa, rolou jantar lekker de novo acompanhado de vinho branco. I'm getting spoiled!!!! s2 my family hahah

Domingo 08/02
Finalmente foi o dia de aprender a andar de bakfiets. Não faz idea do que é isso??? Bakfiets é a bike que tem um cesto na frente, especialmente pra carregar as kids. Como eu sou ~a au pair mais sortuda do universo~ minha host family tem uma bakfiets que na verdade parece um triciclo, então você não tem que se preocupar em se equilibrar naquele troço com as kids. Além disso, ela tem um motorzinho que ajuda muuuito. 
bakfiets "normal"

My bakfiets

Primeiro a host me mostrou todos os comandos e como funcionava. Depois foi a hora de pedalar! Primeiro fui sem o motor pra ver como era e, mesmo sem ele, ela é bem mais leve do que eu imaginava! Depois comecei a colocar o motor e fui até a velocidade dois (tem 5! Meu host disse que pode chegar até 25km/h). Dei umas voltas pelo quarteirão pra ir me acostumando. O maior "desafio" é o fato de que por ela ser grande, as manobras ficarem um pouco mais difíceis. Além disso, como na frente tem duas rodas, sempre que for subir ou descer uma calçada, por exemplo, tem que ir reto. Se for "de lado", corre o risco dela virar.
 


Até que me saí bem pra primeira tentativa, foi de boa. A hmom ofereceu pra eu levar a K., mas eu disse que era melhor eu treinar mais um pouco haha
Depois do nap da M., eles iam pra casa dos avós e perguntaram se eu queria ir. Mas preferi ficar em casa e aproveitar pra ir até a train station de bus pra ver onde ficava e como fazia pra ir de bike. Tudo que era caminho eu queria treinar antes porque tinha um pouco de medo, mas na real aqui é muito de boa!


Então, essa foi minha primeira semana recheada de aventuras e novidades!!! Muito informação, muita coisa nova, mas tudo muito legal também!!!
Próximo post tem mais!
kusjes

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Viagem e chegada

Hello, todo mundo!!

Primeiro post diretamente da Holanda uhuuuul hahah
Logo de cara tenho que dizer que estou muuuito feliz e que está tudo maravilhosamente bem. Mas vamos ao que interessa!!!

Embarquei na sexta dia 30/01 pela cia KLM/Air France, do aeroporto do Rio. O horário do voo era 21:45, portanto eu deveria estar no aero às 19:45. Como esse horário pegaria o horário de rush e eu não conheço muito bem o trânsito do Rio, preferi ir com bastante antecedência pra não ter dor de cabeça. Saí de casa às 18:00 e cheguei no Galeão às 18:40 mais ou menos. Dei sorte de não pegar taanto trânsito e acabei chegando bem antes do que imaginava.

Já tinha feito meu check in online, então fui despachar as bagagens. Não tinha ninguém na fila, foi super rápido!

~~Sobre bagagens: bom, se você comprar a passagem de ida e volta, tem direito a levar 2 malas de 32kg cada tanto na ida quanto na volta, mais a mala de mão. Se você comprar os trechos separados, tem direito apenas a 2 malas de 23kg cada. No meu caso, a host comprou apenas ida, mas ela falou comigo antes! Eu aceitei porque ela disse que ela pagaria excesso/pra despachar outra mala se precisasse, tanto na ida como na volta. Na verdade, como ela comprou com o fidelidade dela, eu poderia despachar até 3 malas de 23kg cada (mas não podia ser transferir esses 23kg da 3ª mala pras outras duas, entenderam? Eles não aceitam essa "compensação"). Mas agora na ida não precisou! Uma mala deu 20kg e a outra 15kg, mais a mala de mão.~~

Nessa hora fiquei sabendo que o voo tava atrasado e que agora estava previsto apenas pras 22:30. Mesmo sendo bem cedo ainda, fui logo pra área de embarque e fiquei por lá logo, me distraindo pelo whatsapp.

Gente, eu estava completamente calma. Sério!!! Passei a semana inteira numa ansiedade desgraçada, contando as horas, minutos e segundos... mas no dia da viagem mesmo, uma tranquilidade! Saí de manhã pra resolver as últimas coisas.. voltei e terminei de arrumar minha mala na maior calma, me arrumei e fui. Depois que cheguei no aero e que tava tudo encaminhado então... super tranquila! Apenas felizzz e animada pra chegar logo!

Finalmente umas 21:40 começamos a embarcar e 22:30 decolamos. O voo foi suuuper de boa! Logo depois do jantar eu consegui dormir e dormi mais ou menos umas 5/6h. Quando acordei, ainda faltavam umas 3h de voo, mas achei que passou rápido até!

Logo na saída do avião já veio o primeiro impacto do frio!!! Muuito frio naquele túnel! Quando chegou no portão de desembarque, havia vários funcionários checando os passaportes. Quando chegou minha vez, o cara perguntou pra onde eu estava indo e eu falei que ia ficar na Holanda mesmo. Aí ele perguntou o que eu ia fazer e eu respondi que seria au pair. Então ele disse tudo bem, welcome. Toda essa conversa em Inglês, claro. Fiquei pensando, ué.. só isso???? E aí fui seguindo as placas do baggage claim pra pegar minhas malas.

Mas antes de chegar lá, aí siim passei pela imigração mesmo! Entreguei o passaporte e o agente da imigração perguntou quanto tempo eu ia ficar, disse que um ano porque seria au pair. Aí ele carimbou o passaporte e pronto. Só isso, gente! Super de boa. Nesse meio tempo a host já tinha me mandado what's dando as boas vindas e dizendo que já estava lá esperando.

Como pouquíssima gente do voo que eu vim ia ficar em Amsterdam (a maioria ia fazer conexão pra outros lugares) tava bem vazio lá na esteira de bagagem e as minhas malas chegaram bem rápido. Antes de finalmente conseguir sair dali, passei por um último agente que perguntou de onde eu estava vindo e quanto tempo eu ia ficar. Respondi que do Rio e que ia ficar um ano. Aí ele pediu pra eu passar minhas malas no raio-x. Eu estava trazendo duas garrafas de cachaça, uma em cada mala e ele viu lá no raio-x e perguntou se era álcool. Eu disse que sim, que era bebida brasileira. Ele disse que o limite era só 1 litro, que ia deixar passar mas que da próxima eu já sabia (eu realmente não sabia disso! Fiquem avisadas que se trouxerem mais, tem a chance de eles reterem).

Depois de tuuuudo isso, finalmente saí lá na área de desembarque e lá estavam a host com a kid mais velha! A host já veio sorrindo e me abraçando (fiquei super feliz porque até então eu não sabia o que fazer.. se só apertava a mão, partia pro abraço ou o que! Ainda bem que ela já abriu os braços pra me abraçar uhauahuah). Aí depois eu me abaixei pra falar com a kid (3 aninhos, vai fazer 4 esse mês) e pedi um abraço, a mãe traduziu e ela me abraçou! Morri de amores nessa hora (mais ainda depois que a host me disse que quando a au pair passada chegou, a kid não quis nem papo hahah). Ah! Estavam me esperando com um buquê de tulipas rosas também!

Saímos do aero e viemos pra casa em Heemstede. Foi bem rápido, coisa de 15-20 minutos. Viemos conversando bastante. Chegamos em casa e a host já foi me dando um tour, mostrando os cômodos e tal. O host não estava em casa e a baby estava na casa da avó, pois minha chegada era bem na hora do nap dela. A host me ajudou a levar minhas malas pro quarto no sótão e me deixou a vontade pra descansar um pouco, tomar banho etc. Mas só abri as malas, tomei meu banho e desci de novo.

Quando cheguei na sala, estava o host com a kid. A host tinha saído pra buscar a baby. Ele veio me abraçar também, perguntou do voo e tal. Ficamos conversando e logo a host chegou com a baby, e finalmente conheci a última integrante da family.

Eles me receberam muito, muito bem mesmoo!!! Fiquei até um pouco surpresa. Já tinha sentindo bastante empatia com eles nas nossas conversas e nos skypes, sabia que eles eram bem legais. Mas apesar do programa pregar muito esse negócio "fazer parte da família", eu estava meio preparada pra não ser recebida tão carinhosamente. Acabou que eles foram super atenciosos e warm. Nada daquela frieza europeia que tanto falam hehe

Então, esses foram os details da viagem e da chegada. Já aconteceram mil coisas depois, mas vai ficar pra outro post hahah

kusjes

Minhas tulipas de boas vindas